segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Fim de ano - Por Aline Bordalo (SBT-RIO)


Mais um ano sem títulos para os cariocas...E pensar que chances não faltaram. Disputamos Libertadores, Sul Americana, Copa do Brasil, Brasileirão...E nada...Pior do que não ter conquistado nada foi quase ter chegado lá. Foi o caso do Fluminense, na Libertadores, e do Flamengo, no Brasileiro. E o pior é que há muito tempo eu não via um título tão fácil de conseguir. O Flamengo ficou onze rodadas na liderança, e acabou em quinto lugar, em mais uma partida que poderia ter vencido facilmente. De tão fácil, o campeonato acabou emocionante. A última rodada foi inesquecível. Durante duas horas, torcedores do país inteiro estiveram com os olhos e os ouvidos ocupados, e o coração palpitando. Eu estava em São Januário, presenciando a tristeza dos vascaínos. Fiquei muito surpresa com a reação deles no fim da partida. Ao mesmo tempo em que choravam, aplaudiam o time, e juravam amor eterno ao time, um amor “sem divisão”, como dizia um dos cartazes. Um torcedor me disse: “Às vezes, para a gente subir dois degraus, temos que descer um”. Achei essa frase fantástica, principalmente levando-se em conta o momento em que ela foi dita, aquele momento de maior desespero – que fez até um torcedor a “tentar suicídio”, se pendurando na marquise do estádio. É isso aí! E o Corinthians está aí para confirmar essa tese. Compare o sentimento dos corinthianos nesta mesma época do ano passado e agora. Eles estão formando um time fenomenal, literalmente! Já pensou o Vasco no fim de 2009 anunciando a contratação de Robinho? Bom, para isso é preciso que os jogadores estejam dispostos a reerguer o clube e que a torcida continue fazendo sua parte.

O Fluminense saiu no lucro, disputou a última rodada sem medo da segunda divisão, e ainda acabou classificado para a Sul Americana. Pena que perdeu seu principal atacante. Washington trocou o tricolor carioca pelo paulista. Logo ele, responsável pela desclassificação do São Paulo da Libertadores, com aquele gol nos acréscimos. Acho que os são paulinos ficaram traumatizados, e, por via das dúvidas, decidiram trazer o inimigo para o seu lado. Agora, só não entendi o São Paulo contratar Renato Silva. Se nem Juninho, ex-Botafogo, deu certo lá...Enfim, gosto não se discute.

Por falar em Botafogo, o alvinegro também saiu no lucro. Com esse time mediano e todos os problemas extra-campo que enfrentou, também conseguiu vaga para a Sul Americana do ano que vem. Mas a situação é crítica em General Severiano. Até meados de dezembro o clube só tem dez jogadores garantidos. Dez, menos de um time. A debandada geral deixou os torcedores pessimistas. É, pelo visto, os botafoguenses vão continuar sofrendo em 2009...

E o Flamengo, quem diria, contratou Cuca. Será que o técnico do chororô vai conseguir fazer os rubro-negros sorrirem? Bom, ele já chegou cheio de moral, fazendo lista de dispensas e tudo. Cuca tem talento para arrumar um time, coisa que Caio Júnior não conseguiu em seis meses. Ele sabe distribuir bem os jogadores, colocar as peças certas do quebra-cabeças, como ele mesmo falou na coletiva de apresentação. Bom, a nós, torcedores cariocas, só nos resta torcer para que os quebra-cabeças do futebol acabem montados no fim do ano que vem. E que o tempo passe rápido, porque esses domingos sem jogos estão entediantes! Feliz Natal a todos e um ótimo ano novo!

Nenhum comentário: